Maçonaria e maçons: entre a fala assistencialista e a prática da assistência social como política pública
Mots-clés :
Maçonaria. Maçons. Assistência socialRésumé
O artigo tem por objetivo demonstrar a contradição existente entre a fala e a prática de ações sociais de maçons mantenedores de entidades de assistência social. A amostra é composta por duas Lojas Maçônicas do município de Dracena/SP. O levantamento de dados empíricos se deu através de entrevistas com os maçons envolvidos com as ações sociais das duas Lojas Maçônicas que constituem a amostra. O eixo teórico assenta-se na interlocução com autores que discutem a Maçonaria e a assistência social como política pública. Espera-se ao final entender as ações da Maçonaria na área social e contribuir para a reflexão e o debate entre aqueles que se dedicam à implementação e efetivação da política de assistência social e à prática de ações sociais.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.