A circulação de crianças: a assistência aos recém-nascidos enjeitados na freguesia da Cidade do Natal (século XVIII e XIX)
DOI:
https://doi.org/10.63595/rbhcs.v10i20.10816Palavras-chave:
Freguesia. Recém-nascido. EnjeitadoResumo
O objetivo deste trabalho é examinar a composição de redes humanas de assistências às crianças recém-nascidas enjeitadas na freguesia da Cidade do Natal, localizada na Capitania do Rio Grande do Norte nos séculos XVIII e XIX. As principais fontes investigadas e analisadas na pesquisa foram: os assentos de batismo e óbito da freguesia; os Termos de vereação dos Senados da Câmara; o Primeiro livro de tombo da igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, todo custodiado em arquivo em Natal. Quanto aos procedimentos adotados, pode-se destacar: a quantificação sistemática de informações presentes na documentação serial; a transcrição do conjunto amplo das fontes, e o cruzamento de nomes. O material empírico foi lido à luz de referenciais da história social e operado com os conceitos de figuração e circulação de crianças, resultando assim na identificação de um baixo índice de enjeitamento e de uma sociedade que se articulava em torno da assistência aos pequenos abandonados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Thiago Torres de Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.






