A Institucionalização do Atendimento aos Menores – O SAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11608

Palavras-chave:

Serviço de Atendimento a Menores, Políticas Públicas, Controle Social

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a arquitetura do Serviço de Assistência a Menores - SAM, criado em 1941 pelo governo federal para sistematizar, fiscalizar, regulamentar as verbas orçamentárias destinadas à Assistência Social e para ser um orientador técnico e pedagógico das instituições oficiais e privadas de atendimento ao menor desvalido e delinquente. Era um órgão burocrático e técnico que atendia às reivindicações da sociedade e à política de controle social instituída no país. O corpus documental utilizado para esta pesquisas foram jornais, legislações, livro-denúncia e os documentos produzidos em uma Comissão Parlamentar de Inquérito, em 1956, criada para investigar denúncias a respeito do SAM. Ao analisar suas estruturas administrativa e de trabalho, juntamente com a burocracia em torno do atendimento ao menor, durante o período da primeira experiência democrática, foi possível perceber os avanços e os problemas em relação ao atendimento aos menores.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Amaral Tomé de Souza, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Doutora em História pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em História Social pela USS - Universidade Severino Sombra - Bolsista CAPES. Especialista em História das Culturas Afro-brasileiras pela FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia - BA e em Sociologia pela FIJ - Faculdades Integradas Jacarepaguá. Graduada em História Licenciatura pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2007). Atualmente é professora I- Ensino Médio - ministrando aulas de História e Sociologia - Secretaria de Estado e Educação do Rio de Janeiro-RJ. Mediadora Presencial da Graduação em História Licenciatura - UNIRIO/CECIERJ nas disciplinas História e Sociologia e História e Antropologia.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Amaral Tomé de Souza, F. (2020). A Institucionalização do Atendimento aos Menores – O SAM. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 12(24), 61–92. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11608