A variedade institucional como tema para o estudo da história da assistência à infância na cidade de São Paulo no século XIX

Autores

Palavras-chave:

História da educação, História do Brasil, Infância, Assistência

Resumo

Este artigo analisa temas e recortes de estudo sobre a assistência à infância na cidade de São Paulo durante o século XIX. Investigando relatórios oficiais, estudados em diálogo com a bibliografia produzida sobre o assunto, o texto enfatiza a dinâmica institucional como mecanismo central para o entendimento da assistência na constituição da nascente vida urbana no oitocentos. Nesse sentido, permeada por relações entre o público e o privado, a organização da assistência implica, sobretudo, três grandes eixos: a divisão de tarefas e procedimentos internos (trabalho, disciplina etc.), a racionalização da administração institucional e a moralização do trabalho como componente formativo (educacional) da infância (os futuros cidadãos). Trata-se de analisar, mediante as propostas institucionais de amparo à infância, a elaboração do social como campo de intervenção e de correção de déficits, situando o problema da infância e a variedade institucional de amparo no processo de elaboração da sociedade nacional no século XIX.

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Biografia do Autor

Sérgio César da Fonseca, USP

Docente da USP. Doutor em Educação pela Unesp, com estágio de pós-doutorado pela UFMG.

Felipe Ziotti Narita, Unesp

Docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Unesp. Doutor em História pela Unesp.

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Publicado

2017-12-25

Como Citar

Fonseca, S. C. da, & Narita, F. Z. (2017). A variedade institucional como tema para o estudo da história da assistência à infância na cidade de São Paulo no século XIX. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 9(18), 304–325. Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10733