Trabalho e ferrovia: cotidiano do trabalho dos ferroviários na cidade de Parnaíba-PI, 1950-1990.

Autores

  • Lêda Rodrigues Vieira UESPI

Palavras-chave:

Ferrovia. Trabalho. Memória.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar a trajetória profissional de ferroviários que trabalharam na Estrada de Ferro Central do Piauí, ferrovia que teve seu primeiro trecho de 24 km inaugurada em 1916, atendendo a população da região norte do Estado até os anos 1980. Nesse sentido, tomaram-se como principais fontes as entrevistas realizadas com cinco ferroviários aposentados e um locatário do restaurante do trem, além de documentação referente à vida profissional desses e de outros trabalhadores, pesquisados e digitalizados no acervo do Arquivo do Patrimônio da Extinta Rede Ferroviária Federal S.A, em São Luís (MA). A perspectiva deste estudo foi mostrar como esses trabalhadores significavam o mundo do trabalho na ferrovia e quais as relações existentes entre a empresa e os ferroviários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lêda Rodrigues Vieira, UESPI

Graduada em Licenciatura Plena em História (UFPI). Mestra em História do Brasil (UFPI). Professora Substituta de História (UESPI/Campus Torquato Neto).

Downloads

Publicado

2015-05-31

Como Citar

Vieira, L. R. (2015). Trabalho e ferrovia: cotidiano do trabalho dos ferroviários na cidade de Parnaíba-PI, 1950-1990. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 3(5). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10435

Edição

Seção

Artigos Livres