Caminhos ferroviários: um balanço da historiografia ferroviária brasileira

Autores

  • Lêda Rodrigues Vieira UFPI

Palavras-chave:

Historiografia. Ferrovia. Cidade.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de realizar um mapeamento da historiografia ferroviária no Brasil, apontando os caminhos mais percorridos, as veredas que cruzam esses caminhos e os espaços pouco investigados. Nesse sentido, perscruta-se diferentes suportes bibliográficos e a rede mundial de computadores (Internet) na perspectiva de buscar trabalhos produzidos no país que abordem essa temática. A pesquisa possibilitou rastrear e conhecer diversas perspectivas sobre um mesmo assunto, desde o viés econômico à memória acerca das ferrovias. A intenção não é abarcar tudo que já se escreveu sobre o tema, mas contribuir para o conhecimento de algumas dessas produções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lêda Rodrigues Vieira, UFPI

Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestranda em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2010-12-07

Como Citar

Vieira, L. R. (2010). Caminhos ferroviários: um balanço da historiografia ferroviária brasileira. Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 2(4). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10411