Qualificação e referências para os jovens publicitários: considerações sobre o Festival Mundial de Publicidade de Gramado e a Associação Nacional da Memória da Propaganda

Autores

  • Maria Berenice da Costa Machado UFRGS
  • Renato Felipe Cauduro Nunes Centro Universitário Feevale/RS

Palavras-chave:

Publicidade, História, referências.

Resumo

O Festival Mundial de Publicidade de Gramado e a Associação Nacional Memória da Propaganda são iniciativas de dois gaúchos que escrevem, há mais de trinta anos, algumas páginas na história da propaganda. Considerando a expansão dos cursos de graduação nos últimos anos, a quantidade de jovens que iniciam as suas carreiras na publicidade, bem como as demandas do mercado de trabalho favoráveis a quem tem mais conhecimento, familiaridade com a tecnologia e inserção nas redes de relacionamento, entendemos que tanto o Festival quanto a Associação podem oferecer referências, colaborar para a formação, a qualificação e a inserção de estudantes e estagiários nas atividades acadêmicas e profissionais. Este artigo deseja apresentar os dois eventos e refletir sobre as suas possíveis contribuições para a construção e a preservação do campo da publicidade no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Berenice da Costa Machado, UFRGS

Doutora em Comunicação Social, docente e pesquisadora, professora adjunta da Fabico/UFRGS

Renato Felipe Cauduro Nunes, Centro Universitário Feevale/RS

Graduando em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Feevale/RS, colaborou com a pesquisa como Bolsista de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2010-07-07

Como Citar

Machado, M. B. da C., & Nunes, R. F. C. (2010). Qualificação e referências para os jovens publicitários: considerações sobre o Festival Mundial de Publicidade de Gramado e a Associação Nacional da Memória da Propaganda. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 2(3). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10395

Edição

Seção

Artigos Livres