Em busca de uma compreensão do espaço urbano: origens e ocupação da cidade de João Pessoa e do bairro de Jaguaribe (século XVI ao século XIX).

Autores

  • Juliana Barros Mendonça UFPB
  • Regina Célia Gonçalves UFPB

Palavras-chave:

história, município de João Pessoa, bairro de Jaguaribe.

Resumo

A história dos bairros que compõem a cidade de João Pessoa é um campo que suscita estudos que podem contribuir significativamente para apresentar novas informações acerca dos aspectos históricos que dizem respeito às origens, formação e crescimento urbano da capital paraibana. O presente artigo tem como objetivo estudar o bairro de Jaguaribe por meio do levantamento histórico de suas origens e ocupação, possibilitando assim estabelecer um paralelo entre a evolução urbana deste bairro e o desenvolvimento da cidade de João Pessoa entre os séculos XVI a XIX. Ademais, este trabalho também se propõe a caracterizar o objeto de estudo – o bairro de Jaguaribe – além de tecer considerações teóricas a respeito dos conceitos de cidade e bairro na visão de autores de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo de historiadores, geógrafos, urbanistas dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Barros Mendonça, UFPB

Graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Mestranda em História pela mesma instituição, cuja área de concentração é de História e Cultura História, linha de pesquisa Ensino de História e Saberes Históricos.

Regina Célia Gonçalves, UFPB

Professora titular da Graduação e Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo-USP.

Downloads

Publicado

2010-07-07

Como Citar

Mendonça, J. B., & Gonçalves, R. C. (2010). Em busca de uma compreensão do espaço urbano: origens e ocupação da cidade de João Pessoa e do bairro de Jaguaribe (século XVI ao século XIX). Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 2(3). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10393

Edição

Seção

Artigos Livres