NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS EM SALA DE AULA: O Preço do Amanhã e a Modernidade Líquida de Bauman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17316

Resumo

Este artigo objetiva apontar a potencialidade do uso da obra cinematográfica O Preço do Amanhã como um modo de comunicar alguns dos conceitos teóricos da obra Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman. Este engajamento fílmico foi fundamentado em Estévez (2015), visando expandir os horizontes educacionais, sustentado por Freire (1967), a partir do qual se discutiu a educação em termos humanizantes, por meio de uma abordagem sensível e transformadora. A pesquisa utiliza uma metodologia hermenêutica (PENAFRIA, 2009) para construir significados a partir da narrativa do filme, visando a uma compreensão mais profunda das interações entre teoria sociológica e representações culturais. O artigo defende que o cinema, como instrumento pedagógico, oferece uma maneira dinâmica e envolvente de discutir teorias sociológicas complexas, auxiliando na construção de uma educação mais crítica e reflexiva. A análise conclui que filmes como O Preço do Amanhã são pertinentes para discutir aspectos da modernidade líquida em sala de aula, promovendo uma reflexão sobre consumo, relações humanas, trabalho, emancipação e individualidade dentro do contexto contemporâneo.

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Biografia do Autor

Rafael Velasco, Ifsul

Doutorando em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; integrante do GENEP (Grupo de Estudos em Narrativas e Educação na Pós-modernidade).

Rafael Montoito

Pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra); Doutor em Educação para a Ciência (UNESP). Líder do GENEP (Grupo de Estudos em Narrativas e Educação na Pós-modernidade). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Velasco, R., & Montoito, R. (2024). NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS EM SALA DE AULA: O Preço do Amanhã e a Modernidade Líquida de Bauman. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 274–299. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17316