NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS EM SALA DE AULA: O Preço do Amanhã e a Modernidade Líquida de Bauman
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17316Résumé
Este artigo objetiva apontar a potencialidade do uso da obra cinematográfica O Preço do Amanhã como um modo de comunicar alguns dos conceitos teóricos da obra Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman. Este engajamento fílmico foi fundamentado em Estévez (2015), visando expandir os horizontes educacionais, sustentado por Freire (1967), a partir do qual se discutiu a educação em termos humanizantes, por meio de uma abordagem sensível e transformadora. A pesquisa utiliza uma metodologia hermenêutica (PENAFRIA, 2009) para construir significados a partir da narrativa do filme, visando a uma compreensão mais profunda das interações entre teoria sociológica e representações culturais. O artigo defende que o cinema, como instrumento pedagógico, oferece uma maneira dinâmica e envolvente de discutir teorias sociológicas complexas, auxiliando na construção de uma educação mais crítica e reflexiva. A análise conclui que filmes como O Preço do Amanhã são pertinentes para discutir aspectos da modernidade líquida em sala de aula, promovendo uma reflexão sobre consumo, relações humanas, trabalho, emancipação e individualidade dentro do contexto contemporâneo.
Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. A riqueza de poucos beneficia todos nós? Zahar, 2015.
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo Parasitário. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008b.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt; MAZZEO, Ricardo. O elogio da Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008a.
CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice através do espelho. São Paulo: Círculo do Livro, 1983.
ESTÉVEZ, Pablo René. A educação estética: experiências da escola cubana. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2003.
ESTÉVEZ, Pablo René. Enseñar a Sentir. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2015.
ESTÉVEZ, Pablo René. Los colores del arco iris. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 2008.
FARIAS, Carlos Aldemir. Alfabetos da alma. Porto Alegre: Sulina, 2006.
FOUCALT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. R. Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2013.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia - o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido – Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Ceci n’est pas un article: impressões fragmentadas sobre Arte e Educação Matemática. Zetetiké. v.23, n. 43, pp. 11-32, 2015.
GIDDENS, Anthony. The Consequences of Modernity. Stanford: Stanford University Press, 1991.
METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
MONTIEL, Fabiana; ANDRADE, Danielle; FREITAS, Diana. A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana. Revista Momento - Diálogos em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), 2023.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes: conceitos e metodologia(s). In: CONGRESSO SOPCOM, 6, 2009, Universidade do Porto. Anais... Porto. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em: 8 mai. 2024.
REIS, Joari. Breve história do cinema. 2. Ed. Pelotas: Educat, 2002.
SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. Trad. Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.