CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

o que revelam sobre a letra imprensa minúscula?

Autores

  • Alessandra Amaral da Silveira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12612

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o uso da letra imprensa minúscula em cadernos de alunos em fase inicial de escolarização. Neste estudo, foram usados 53 cadernos de alunos do período de 1949 a 2015, salvaguardados em um Centro de Memória brasileiro (Hisales). A metodologia utilizada foi a operação historiográfica como uma produção do pesquisador que associa um lugar (social) com diferentes procedimentos de análises (práticas) e a construção de uma escrita. A análise possibilitou perceber diferentes denominações e a presença distinta da letra imprensa nos cadernos. Primeiro, no período de 1949 a 1977, a denominação scritp e o interesse em torná-la a escrita oficial, sendo que, nesse momento, se localiza no acervo cadernos, com o uso exclusivo desse tipo de letra. Segundo, no período de 1990 a 2015, quando a letra imprensa minúscula volta a aparecer no conjunto de cadernos dos alunos, porém, neste momento, somente utilizada em concomitância com outros tipos de letras. Esses momentos distintos em torno da letra imprensa minúscula, no espaço escolar, são marcados por diferentes debates de ordem histórica, pedagógico, política, social e econômica, que, de certa maneira, contribuem para que um determinado tipo de letra se estabeleça de forma hegemônica na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Amaral da Silveira, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação no curso de Pedagogia habilitação Anos Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e também especialização no curso de Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde pela mesma universidade. Doutora em Educação no PPGE/FaE/UFPel. Atualmente é professora na rede municipal de ensino na cidade do Rio Grande/RS; como coordenadora pedagógica. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, corporeidade, infâncias, formação de professores, alfabetização, políticas públicas. É integrante do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/FaE/UFPel) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI/FURG).

Downloads

Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Silveira, A. A. da. (2021). CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO: o que revelam sobre a letra imprensa minúscula?. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12612 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos