CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
o que revelam sobre a letra imprensa minúscula?
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12612Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o uso da letra imprensa minúscula em cadernos de alunos em fase inicial de escolarização. Neste estudo, foram usados 53 cadernos de alunos do período de 1949 a 2015, salvaguardados em um Centro de Memória brasileiro (Hisales). A metodologia utilizada foi a operação historiográfica como uma produção do pesquisador que associa um lugar (social) com diferentes procedimentos de análises (práticas) e a construção de uma escrita. A análise possibilitou perceber diferentes denominações e a presença distinta da letra imprensa nos cadernos. Primeiro, no período de 1949 a 1977, a denominação scritp e o interesse em torná-la a escrita oficial, sendo que, nesse momento, se localiza no acervo cadernos, com o uso exclusivo desse tipo de letra. Segundo, no período de 1990 a 2015, quando a letra imprensa minúscula volta a aparecer no conjunto de cadernos dos alunos, porém, neste momento, somente utilizada em concomitância com outros tipos de letras. Esses momentos distintos em torno da letra imprensa minúscula, no espaço escolar, são marcados por diferentes debates de ordem histórica, pedagógico, política, social e econômica, que, de certa maneira, contribuem para que um determinado tipo de letra se estabeleça de forma hegemônica na escola.
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