Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação

Autores

  • Gustavo da Silva Kern Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Alfredo Veiga-Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Resumo

O presente artigo procura problematizar as implicações educacionais das políticas afirmativas, tomando por questão central a ideia de equidade. Para tanto, parto da apresentação de alguns aspectos da emergência histórica das políticas afirmativas no Brasil, assim como sobre suas relações com o campo da Educação, para então discutir a constituição destas políticas públicas como mecanismo estatal de promoção equitativa da justiça social.

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Biografia do Autor

Gustavo da Silva Kern, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Instituto de Educação

Alfredo Veiga-Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduado em História Natural e Música pela UFRGS. Doutor em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Professor-titular do Departamento de Ensino e Currículo da Faced/UFRGS e Professor-convidado do PPGEDU/UFRGS.

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Publicado

2014-02-28

Como Citar

Kern, G. da S., & Veiga-Neto, A. (2014). Relações raciais, ações afirmativas e equidade: a centralidade da educação. Momento - Diálogos Em Educação, 22(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4223