Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia

Autores

  • Taisa de Sousa Ferreira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Marco Antonio Leandro Barzano Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Currículo. Pedagogia. Gênero. Sexualidade

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taisa de Sousa Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenadora Geral de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Vera Cruz.

Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Downloads

Publicado

2014-09-29

Como Citar

Ferreira, T. de S., & Barzano, M. A. L. (2014). Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia. Momento - Diálogos Em Educação, 23(1), 147–166. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4692

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)