A REVISTA DE EDUCAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO
Estratégias editoriais e prescrições educacionais no Estado do Espírito Santo (1934-1937)
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19386Palavras-chave:
Imprensa Educacional. Formação de professores. História da Educação.Resumo
O estudo analisa a Revista de Educação, um periódico impresso publicado pelo Serviço de
Cooperação e Extensão Cultural do Departamento de Ensino Público do Espírito Santo, entre 1934 e
1937, na cidade de Vitória. Nesse período, o estado estava sob intervenção federal do Capitão João
Punaro Bley (1930-1943), que promoveu, como parte de sua política educacional, a formação de
professores por meio da publicação de periódicos educacionais, com o objetivo de modernizar o ensino
capixaba. Baseado nos pressupostos teóricos de Roger Chartier (1990, 1991, 1994), o impresso foi
estudado na perspectiva da arqueologia dos objetos, examinando sua materialidade para elucidar as
representações veiculadas, constituidoras de sua leitura, apreensão e compreensão. Para isso, o conceito
de estratégia, postulado por Michel de Certeau (2004), foi fundamental para compreender a produção e
circulação da Revista de Educação no Espírito Santo. A Revista de Educação foi um produto cultural
que, sob discursos de modernização pedagógica funcionou como uma ferramenta autoritária e
centralizadora do governo para moldar práticas docentes, além de controlar e legitimar a reforma
educacional no Espírito Santo.
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