Autonomia, liberdade e dependência da mulher: a política reducionista de cesarianas desnecessárias no Brasil e o biodireito

Autores

  • Paula Caroline Pepa Oliveira União das Escolas Superiores de Rondônia, UNIRON. Porto Velho/RO, Brasil.
  • Rafael Lazzarotto Simioni Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS. Pouso Alegre/MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v28i1.7811

Palavras-chave:

Cesárea, Parto normal, Saúde, Mulher, Biodireito

Resumo

Esta pesquisa objetiva discutir a relação entre autonomia, liberdade e dependência da mulher a respeito do seu direito de escolha entre a via do parto normal ou da cesárea. Especialmente diante da especificidade da situação da mulher parturiente brasileira, que demonstra altíssimos índices de cesárea na rede de saúde complementar. Analisa-se a relação entre o conceito contemporâneo de pré-natal e as políticas públicas de saúde no Brasil, as diferentes atribuições dos enfermeiros, médicos e obstetrizes, bem como a política de diminuição das cesáreas desnecessárias institucionalizada pelas Resoluções ANS nº 368/2015, 398/2016 e 409/2016. Através de uma metodologia analítica, a pesquisa apresenta, como resultado, uma reflexão crítica sobre a atual política da ANS, que ainda se encontra muito aquém da necessidade de garantia do direito de escolha mulher a respeito do seu tipo de parto, pois a distância entre a cultura brasileira da cesárea e o conceito global de parto humanizado ainda persiste muito presente tanto nos discursos das consultas médicas de pré-natal, quanto no imaginário social do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Caroline Pepa Oliveira, União das Escolas Superiores de Rondônia, UNIRON. Porto Velho/RO, Brasil.

Graduação em enfermagem (2005) pela Universidade Paranaense. Pós-Graduação em Obstetrícia pela Unifil(Pr). Pós-Graduação em Enfermagem Neonatal e Pediátrica pela Unis (Pr). Cursando Pós-Graduação em Auditoria nos Serviços de Saúde. Mestrado em Bioética pela UNIVÁS (MG). Estuda questões relacionadas a saúde da mulher. Professora na Uniron.

Rafael Lazzarotto Simioni, Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS. Pouso Alegre/MG, Brasil

Pós-Doutor em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade de Coimbra, Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Direito pela UCS, Professor do Programa de Mestrado em Bioética da Univás e do Programa de Mestrado em Direito da FDSM.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

Oliveira, P. C. P., & Simioni, R. L. (2018). Autonomia, liberdade e dependência da mulher: a política reducionista de cesarianas desnecessárias no Brasil e o biodireito. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 28(1), 67–90. https://doi.org/10.14295/juris.v28i1.7811

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.