Normas constitucionais inconstitucionais: limitações ao poder constituinte derivado e ao poder constituinte originário ante a teoria dos direitos humanos

Autores/as

  • Maria Trindade Leão
  • Paulo Ricardo Opuszka

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v20i2.5698

Palabras clave:

Constituição, Direitos humanos, Limites, Poder Constituinte, Direito Suprapositivo

Resumen

O presente trabalho pretende uma breve análise acerca da probabilidade da ocorrência de normas constitucionais inconstitucionais, avaliando a possível existência de limites aos Poderes Constituintes, originário e derivado, em face dos Direitos Humanos. Para tanto, tece consideração acerca da teoria dos Direitos Humanos, aludindo às diversas correntes relativas à questão da hierarquia desses Direitos Universais, em face do Direito Interno de cada país; bem como aborda o papel que representam os Tratados Internacionais de Direitos Humanos nesse contexto. Posteriormente, apresenta, sinteticamente, a teoria das normas constitucionais inconstitucionais no Direito extravagante. Por fim, apresenta o posicionamento do Supremo Tribunal Federal, acerca da presente temática, baseado no julgamento de algumas ações diretas de inconstitucionalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Trindade Leão

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande e Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp.

Paulo Ricardo Opuszka

Mestre e Doutor em Direito pela UFPR. Professor do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Professor convidado do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba.

Publicado

2016-04-26

Cómo citar

Leão, M. T., & Opuszka, P. R. (2016). Normas constitucionais inconstitucionais: limitações ao poder constituinte derivado e ao poder constituinte originário ante a teoria dos direitos humanos. JURIS - Revista De La Facultad De Derecho, 20(2), 93–138. https://doi.org/10.14295/juris.v20i2.5698

Número

Sección

Artigos