A ciência nas trincheiras do desenvolvimento
recuperar o trabalho humano por um desenvolvimento autenticamente nacional
DOI:
https://doi.org/10.14295/juris.v31i2.15078Resumo
O conhecimento é uma nova medida de valor de um novo capitalismo, que reconfigura os modelos de exploração do trabalho. É, também, o alvo principal nas novas estratégias de desenvolvimento, através da consideração do trabalho cognitivo ou imaterial. Nesse contexto, identifica-se o ambiente universitário como protagonista no empenho desenvolvimentista brasileiro, uma vez que é um ambiente de produção tecnológica e humana, de subjetividades que se entrecruzam, com potencial para fonte de emancipação humana pelo exercício do trabalho. Sendo assim, o presente trabalho pretende avaliar as estratégias de desenvolvimento nacional a partir da prática da pesquisa científica na Universidade Pública. Para tanto, busca-se no trabalho humano uma categoria explicativa e propositiva para debater uma nova política de desenvolvimento. O trabalho humano é apresentado, então, como uma forma de manutenção de uma inovação contínua e não episódica, em arranjos institucionais e em uma política que seja capaz de controlar a estrutura da sociedade e produzir mudanças estruturais sem que sejam necessárias crises, como condição de possibilidade de transformação. As conclusões reforçam a hipótese de que a Universidade Pública brasileira é o local para um experimentalismo factível dessa nova leitura do desenvolvimento numa economia do conhecimento. Os resultados da pesquisa evidenciam na Universidade Pública um perspícuo ambiente para a transformação social levado à cabo através de um projeto de desenvolvimento soberano e nacional e construído sobre os pilares do trabalho.
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