Normas constitucionais inconstitucionais: limitações ao poder constituinte derivado e ao poder constituinte originário ante a teoria dos direitos humanos

Authors

  • Maria Trindade Leão
  • Paulo Ricardo Opuszka

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v20i2.5698

Keywords:

Constituição, Direitos humanos, Limites, Poder Constituinte, Direito Suprapositivo

Abstract

O presente trabalho pretende uma breve análise acerca da probabilidade da ocorrência de normas constitucionais inconstitucionais, avaliando a possível existência de limites aos Poderes Constituintes, originário e derivado, em face dos Direitos Humanos. Para tanto, tece consideração acerca da teoria dos Direitos Humanos, aludindo às diversas correntes relativas à questão da hierarquia desses Direitos Universais, em face do Direito Interno de cada país; bem como aborda o papel que representam os Tratados Internacionais de Direitos Humanos nesse contexto. Posteriormente, apresenta, sinteticamente, a teoria das normas constitucionais inconstitucionais no Direito extravagante. Por fim, apresenta o posicionamento do Supremo Tribunal Federal, acerca da presente temática, baseado no julgamento de algumas ações diretas de inconstitucionalidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Trindade Leão

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande e Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp.

Paulo Ricardo Opuszka

Mestre e Doutor em Direito pela UFPR. Professor do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Professor convidado do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba.

Published

2016-04-26

How to Cite

Leão, M. T., & Opuszka, P. R. (2016). Normas constitucionais inconstitucionais: limitações ao poder constituinte derivado e ao poder constituinte originário ante a teoria dos direitos humanos. JURIS - Faculty of Law Journal, 20(2), 93–138. https://doi.org/10.14295/juris.v20i2.5698

Issue

Section

Artigos