A aplicabilidade da função social da propriedade em face da multipropriedade

Autores

  • Danielle Zappani Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC, Brasil
  • Levi Hulse Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC, Brasil
  • Anemari Socreppa Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP. Caçador/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v28i2.8090

Palavras-chave:

Propriedade, Princípio da função social, Condomínio, Multipropriedade

Resumo

O artigo versa sobre a aplicabilidade do princípio da função social da propriedade no instituto da multipropriedade, de forma a fomentar o desenvolvimento econômico e impulsionar a aquisição compartilhada de bens imóveis. Será estudado o direito de propriedade, seu histórico até chegar na Constituição Federal e no Código Civil. Em um segundo momento o estudo analisará o princípio da função social da propriedade e suas peculiaridades. E, por fim, será invocado o instituto da multipropriedade, suas diferenças com o condomínio comum, bem como a aplicabilidade da função social no instituto da multipropriedade. Conclui-se, portanto, que presente estudo é importante para apresentar à sociedade uma nova forma de fracionamento de imóveis, possibilitando à uma grande parte da população a aquisição de um quota parte de imóvel em local de férias ou veraneio, fomentando a economia  preservando o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Levi Hulse, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC, Brasil

Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI - SC, na área de concentração em Constitucionalismo, Transnacionalidade e Produção do Direito. Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Graduado Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2010) e graduado em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2006).

Anemari Socreppa, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP. Caçador/SC, Brasil

Professora da Uniarp - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e servidora pública do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

Zappani, D., Hulse, L., & Socreppa, A. (2018). A aplicabilidade da função social da propriedade em face da multipropriedade. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 28(2), 55–64. https://doi.org/10.14295/juris.v28i2.8090

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.