O direito à cidade na globalização capitalista

implicações dos Direitos Humanos na questão urbana

Autores

  • César Augusto Costa Universidade Católica de Pelotas, UCPEL. Pelotas/RS
  • Ludmila Christofaro Universidade Católica de Pelotas, UCPEL. Pelotas/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v31i2.14688

Resumo

Objetivamos neste artigo, realizar um percurso histórico-político acerca do conceito de Direito à cidade, contextualizando e destacando o espaço da globalização capitalista, bem como o seu impacto na política urbana e sob olhar crítico da relação entre o direito à cidade e o direito à moradia. Após, refletiremos as contribuições dos Direitos Humanos e seus limites, situando a relevância da Teoria crítica dos Direitos Humanos para a discussão sobre a violação do direito à moradia e da função estatal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Augusto Costa, Universidade Católica de Pelotas, UCPEL. Pelotas/RS

Sociólogo. Pós-Doutor em Direito e Justiça Social/FURG. Pesquisador e Professor no PPG em Política Social e Direitos Humanos/UCPEL. Líder do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL/UCPEL). Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). 

Ludmila Christofaro, Universidade Católica de Pelotas, UCPEL. Pelotas/RS

Advogada. Mestre em Política Social e Direitos Humanos/UCPEL. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL/UCPEL). 

Downloads

Publicado

2023-03-09

Como Citar

Costa, C. A., & Christofaro, L. . (2023). O direito à cidade na globalização capitalista: implicações dos Direitos Humanos na questão urbana. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 31(2), 165–182. https://doi.org/10.14295/juris.v31i2.14688

Edição

Seção

Artigos