<b>Liquidação do amor romântico: situação e outridade nas categorias discursivas relacionadas ao dimorfismo sexual</b>

Autores

  • Cristiane Demarchi

Palavras-chave:

Representação. Sexualidade. Transgressão.

Resumo

Este artigo elabora um campo de leitura abordando três aspectos: a criação de certas personagens femininas em romances da segunda metade do século XIX, a construção de um discurso acerca do dimorfismo sexual e a transgressão enquanto expressão do desejo. Considerando os estudos de Foucault sobre os dispositivos de poder a partir do século XVIII e os estudos científicos sobre os órgãos sexuais, o artigo privilegia uma leitura da corporificação (mise en corps/mise en lettres) de personagens femininas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Demarchi

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Franca). Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Grupo de Pesquisa: GEISH (Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Sexualidade Humana)

Downloads

Publicado

2012-05-03

Como Citar

Demarchi, C. (2012). &lt;b&gt;Liquidação do amor romântico: situação e outridade nas categorias discursivas relacionadas ao dimorfismo sexual&lt;/b&gt;. Historiæ, 3(2), 146–162. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2639

Edição

Seção

Dossiê