Entre “tiro, porrada e bomba" ou de quantas lutas se faz um movimento?

Autores

Resumo

Lançado em 2018, o livro “Quando ousamos existir: itinerários fotobiográficos do Movimento LGBTI brasileiro (1978-2018)”, de autoria de Marcio Caetano, Alexsandro Rodrigues, Cláudio Nascimento e Treyce Ellen Goulart, é um convite para pensarmos o presente do Movimento LGBTI à luz dos ativismos do passado. Trata-se de uma importante obra de memória, com a colaboração de importantes pesquisadores, pesquisadoras e ativistas. A partir de fotobiografias, somos convidados, ao percorrer narrativas, trajetórias e biografias, a pensarmos as resistências e agenciamentos do ontem e do hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia -UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS/UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2014), com estágio doutoral na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Pesquisador vinculado ao Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq), ao DiVerso: pesquis(ações) sob(re) resistências sociais (UFGD/CNPq), ao Grupo de Pesquisa Diálogos Psicológicos na Fronteira (UFGD/CNPq) e ao Grupo de Pesquisa Políticas do Corpo e Diferenças ? POC?s (UFPel/CNPq). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS) junto ao Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs) - 2018/2019. É associado a ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, e a ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental. Áreas de interesse: Antropologia do Corpo e da Saúde, Saúde mental, Gênero e Sexualidade, Marcadores Sociais de Diferença.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Alves de Oliveira, E. . (2023). Entre “tiro, porrada e bomba" ou de quantas lutas se faz um movimento? . Historiæ, 13(1), 224–230. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/13187