Professoras & artistas: trajetórias do gênero a partir dos relatos orais de alunas e professoras do Conservatório de Música de Rio Grande

Gianne Zanella Atallah

Resumo


O referido artigo pretende identificar as formas de representação das mulheres musicistas, a partir das memórias das Alunas e Professoras do Conservatório de Música de Rio Grande, destacando duas categorias de representação: as Professoras e as Artistas. Tomou-se como recorte temporal do trabalho a década de 1940 até a primeira metade de 1950, tendo em vista o período de atuação das mulheres entrevistadas dentro do Conservatório de Música de Rio Grande. A partir das entrevistas orais, buscou-se identificar as influências familiares, a motivação para o estudo da música, a construção da carreira profissional e a dicotomia entre o ser concertista e o ser professora. Além de perceber a representação direta que possuem cada um destes papéis, identificamos o processo de conquista do espaço musical pelas mulheres, configurando o Conservatório de Música de Rio Grande como importante espaço de atuação feminina na esfera pública.

Palavras-chave


Música. Mulher. Positivismo. Conservatório de Música de Rio Grande.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Historiæ, ISSN 1519-8502, E-ISSN 2238-5541, Rio Grande/RS, Brasil