Educação indígena: um breve histórico constitucional e propostas para uma escola diferenciada

Autores

  • Vanderlise Machado Barão

Palavras-chave:

Educação indígena. Formação de professores

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre as políticas públicas referentes à implantação e execução de escolas indígenas em âmbito nacional, visando a um panorama amplo das práticas e teorias sobre o tema, a fim de ampliar os olhares dos educadores sobre esta nova problemática que se apresenta então presente na formação de professores e principalmente na pauta dos professores de história que devem incluir em suas atividades a história indígena, bem como se vêem desafiados a pensar uma nova abordagem da história oficial para atender as novas demandas e até atuar em escolas diferenciadas, voltadas para um indígena atuante em nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Vanderlise Machado Barão

Mestre em História Ibero-Americana - PUCRS; arqueóloga pesquisadora NUPArq/UFGRS

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2009-08-12

Como Citar

Barão, V. M. (2009). Educação indígena: um breve histórico constitucional e propostas para uma escola diferenciada. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 22(2), 83–95. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/963

Edição

Seção

Artigos