Acesso a informação para construção da cidadania: o abuso sexual infantil em debate

Autores

  • Ângela Torma Pietro
  • Maria Ângela Mattar Yunes
  • Deise Parula Munhoz
  • Verônica Fellipe da Lima Foes

Palavras-chave:

Acesso a informação, Cidadania, Abuso sexual infantil, Intervenção psicoeducacional

Resumo

O acesso a educação, bem como à informação, legitimam a cidadania ao homem, oferecendo ao indivíduo o conhecimento ou as técnicas para saída de uma situação desfavorável, na educação, os professores servem como agentes moderadores na manutenção da cidadania. Desenvolver um programa de atendimento aos professores no que tange à sua obrigação ético-moral em casos de violência sexual para com os seus alunos foi o principal objetivo do programa. Iniciativas como essa corroboram com a idéia que é preciso acompanhamento no preparo de recursos humanos para que os indivíduos envolvidos possam obter conhecimento da sua realidade e contexto social, sugere-se que essa iniciativa sirva como ponto de partida referente à problemática do acesso a informação direcionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Torma Pietro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Colaborador do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu Educação de Jovens e Adultos e Diversidade. Professor Colaborador do Curso de Pós-Graduação Latu Sentu Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química.

Mais informações: Currículo Lattes

Maria Ângela Mattar Yunes

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Dundee, Escócia. Atualmente é professora associada I da Universidade Federal do Rio Grande/FURG e coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua - CEP-RUA da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Deise Parula Munhoz

Acadêmica do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Verônica Fellipe da Lima Foes

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

2010-04-05

Como Citar

Pietro, Ângela T., Yunes, M. Ângela M., Munhoz, D. P., & Foes, V. F. da L. (2010). Acesso a informação para construção da cidadania: o abuso sexual infantil em debate. BIBLOS, 23(2), 85–92. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1307

Edição

Seção

Artigos