Informação para promoção da cidadania: Projeto Rondon

Autores

  • Deise Parula Munhoz
  • Clériston Ribeiro Ramos
  • Andreia Parula Munhoz

Palavras-chave:

Projeto Rondon, Acesso à informação, Promoção da cidadania

Resumo

Iniciado em 1966 e extinto em 1989, o Projeto Rondon foi reativado somente em 2003, subsidiado pelo governo federal. Desde sua concepção, o projeto visa a promover, entre outras coisas, a integração social. Este texto diz respeito à participação vivenciada na “Operação Rio Grande do Sul 2008” e “Operação Xingu 2008”. Foram realizadas oficinas de incentivo à leitura para professores da rede municipal nas duas regiões. Foi possível observar a reação direta do acesso à informação e à cidadania, em que o primeiro conceito serve como promoção do segundo. Entre os resultados, podemos destacar a receptividade das comunidades, e a experiência de vida para o participante do Projeto Rondon por meio da integração das pessoas envolvidas no projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Parula Munhoz

Acadêmica do 7º semestre do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG; participante do projeto Rondon, operações Xingu e Rio Grande do Sul, 2008.

Clériston Ribeiro Ramos

Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - FURG; Bacharel em Biblioteconomia - FURG; Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimento e Tecnologia EduTec/FURG.

Andreia Parula Munhoz

Graduanda do 5º semestre do curso de Direito da Faculdade Anhanguer Educacional (Rio Grande).

Downloads

Publicado

2010-10-04

Como Citar

Munhoz, D. P., Ramos, C. R., & Munhoz, A. P. (2010). Informação para promoção da cidadania: Projeto Rondon. BIBLOS, 24(1), 23–30. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1565

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)