A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado

Autores

  • Cláudio César Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Elismar Vicente dos Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Comportamento Informacional, Informação, Pesquisa, Tecnologia.

Resumo

O comportamento informacional pode ser conceituado como o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, no ambiente em que estão inseridas, com o objetivo de obter informações para atenderem às suas necessidades no momento de executar as mais variadas tarefas. O presente trabalho coletou dados junto a estudantes de nível médio técnico do Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho, com o intuito de verificar em quais espaços e fontes essa população realiza as buscas por informações, se ela se completa com informações efetivamente em acordo com a necessidade informacional, como enxergam a biblioteca e como é o conhecimento das ferramentas que utilizam. A metodologia envolveu aplicação de um questionário com análise qualiquantitativa em paralelo com a literatura utilizada. Os resultados apontam uma utilização pura e simples dos motores de busca da internet em casa e não no ambiente escolar. Mostram também que as pesquisas são superficiais, geralmente realizadas em uma fonte de dados e que os estudantes se sentem satisfeitos diante das suas necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio César Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Arquivologia (2008). Atualmente cursa Bacharelado em Biblioteconomia e é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, todos pela Universidade Estadual de Londrina.

Elismar Vicente dos Reis, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Extensão Ourinhos-SP (2000). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná campus Jacarezinho e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Integra o Grupo de Pesquisas de Redes de Conhecimento com ênfase em Compartilhamento da Informação e do Conhecimento.

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação, atua nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação. Pesquisadora na área de Gestão da Informação e do Conhecimento, com ênfase em comportamento informacional de usuários da informação.

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Professor adjunto na área de Comunicação, com ênfase em Tradução Intersemiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, visualidade e linguagem fotográfica.

Referências

ABE, Veridiana; A busca da informação na internet: bibliotecários e estudantes de ensino médio de escolas particulares de Itajaí e Florianópolis. 2009. 144f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. A Perspectiva de estudos sobre os sujeitos na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS - Porto Alegre, v. 19, n.1, p. 213-238, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/37518/27724> Acesso em 17 dez 2013.

BARTALO, Linete; DI CHIARA, Ivone Guerreiro; CONTANI, Miguel Luiz. Competência informacional: suas múltiplas relações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais. Disponível em: <http://www.febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/596/411>. Acesso em: 19 ago. 2013.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 1996, 249 p.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade; tradução Maria Luiza X. de A. Borges; revisão técnica Paulo Vaz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. 239 p.

CHOO, Chun Wei. A Organização do Conhecimento. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2003.

______, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2006. 425 p.

DAVENPORT, Thomas H. Cultura e comportamento em relação à informação. In: _______. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. c. 6, p. 109-139.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029>. Acesso em: 5 ago. 2013.

_____. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n.2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1704/2109> Acesso em: 01 ago. 2013.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Faculdade de Ciência da Informação. Universidade de Brasília, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KUHLTHAU, C. C. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v. 42, n. 5, p. 361-371, 1991.

LANZI, Lucirene A. Cantini. Do papel às TIC: o dinamismo da contação de história através do viés digital. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 26, n. 2, p. 31-46, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/2312/2209> Acesso em 15 out. 2013.

LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: ed. 34, 1999, 264 p. Coleção Trans.

MIRANDA, Silvânia. Como as necessidades de informação podem se relacionar com as competências informacionais. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 3, p. 99-114, set./dez. 2006. Dispnível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v35n3/v35n3a10.pdf> Acesso em: 21 nov. 2013.

MONEREO, Carles; BADIA, Antoni. La competencia informacional desde una perspectiva psicoeducativa: enseñanza basada en la resolución de problemas prototípicos y emergentes. Revista Española de Documentación Científica, N.º Monográfico, p. 75-99, 2012.

TAYLOR, Robert. Value-added processes in information systems. Norwood: Ablex, 1986.

VARELA, Aida; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu. Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades. Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., Florianópolis, v. 17, n. esp. 1, p.142-168, 2012.

WATTS, Duncan J. Seis graus de separação: a evolução da ciência de redes em uma era conectada; tradução André Alonso Machado. São Paulo: Leopardo, 2009. 269 p.

Downloads

Publicado

2014-07-25

Como Citar

Pereira, C. C., Reis, E. V. dos, Bartalo, L., & Contani, M. L. (2014). A busca de informação de alunos de nível médio técnico integrado. BIBLOS, 28(1), 9–36. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4235

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)