Sistema de Bibliotecas Integradas do Instituto Federal de Santa Catarina e o trabalho remoto durante a pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v37i1.15245Palavras-chave:
COVID-19, Trabalho remoto, Sistema de Bibliotecas Integradas, IFSC, Serviços de informação, Profissional bibliotecárioResumo
Aborda os impactos da pandemia da COVID 19 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) que entre outras consequências, resultou na suspensão das aulas e atividades presenciais e implantação do trabalho remoto dos servidores da Instituição, sendo as equipes do SiBI (Sistema de Bibliotecas Integradas) foco desta pesquisa. Os objetivos específicos são: contextualizar a institucionalização do trabalho remoto no IFSC, apresentar as atividades e serviços desenvolvidos durante o cenário pandêmico e as consequências nos serviços ofertados pelas bibliotecas à comunidade acadêmica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental. Foram consultados documentos como decretos, portarias, instruções normativas, entre outros. A pesquisa relata os resultados da obrigatoriedade do trabalho remoto, necessidade do contexto pandêmico, no desenvolvimento das atividades das equipes das bibliotecas do IFSC. Identificou-se que um dos desafios do trabalho remoto foi estabelecer e alinhar a comunicação entre os servidores, instituir as atividades realizáveis de forma remota, limitar e determinar o tempo dedicado ao trabalho sem avançar ou consubstanciar com a rotina pessoal. Percebe-se a preocupação que o SiBI/IFSC teve em instituir um canal de comunicação entre a biblioteca e os seus usuários, disponibilizando os serviços possíveis de serem ofertados remotamente. Conclui-se que a experiência do trabalho remoto teve êxito. O SiBI/IFSC procurou, dentro do possível, reduzir os impactos da suspensão das atividades presenciais inicialmente totais e evoluindo para parciais. Destaca-se que uma das principais medidas que visou atender as necessidades de informação da comunidade acadêmica foi a aquisição de uma plataforma de livros digitais, uma decisão tomada a partir da necessidade de se reinventar diante de uma crise epidemiológica. Aquisição esta que se configura numa importante modernização e atualização dos serviços prestados pelo SiBI/IFSC, considerando que o perfil do educando e do educador que utiliza tecnologias como os livros digitais aumenta exponencialmente.
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