Gestão de resíduos sólidos em serviços de saúde:

contribuições para o técnico em segurança do trabalho a partir da abordagem crítica da educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.9620

Palavras-chave:

Resíduos Biológicos – Educação Profissional – Educação Ambiental Crítica – Trabalho-Educação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar como a Educação Ambiental, em sua abordagem crítica, pode oferecer subsídios para a atuação do Técnico em Segurança do Trabalho, em Serviços de Saúde, que elaborarem e implementarem o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. Parte-se da hipótese que a abordegam crítica trará uma compreensão e uma prática de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Serviços de Saúde que vá além do mero cumprimento da legislação ambiental, ao buscar a melhoria na qualidade dos processos de Gestão de Resíduos. Para tanto, considerou-se a legislação vigente e a literatura pertinente sobre o tema, a partir de uma pesquisa documental. Conclui-se que a partir do olhar da Educação Ambiental Crítica, o ser humano passa a ser visto como elemento central no que cerne a Saúde e Segurança do Trabalho, considerando a relação dele com a natureza e o ambiente produtivo.

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Biografia do Autor

Patrícia Maria Pereira do Nascimento, PROPEC-IFRJ / SENAC-RJ

Doutoranda e Mestra em Ensino de Ciências (PROPEC-IFRJ); Graduada em Ciências Biológicas. Docente no Senac-RJ (Curso Técnico em Segurança do Trabalho)

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Nascimento, P. M. P. do. (2021). Gestão de resíduos sólidos em serviços de saúde: : contribuições para o técnico em segurança do trabalho a partir da abordagem crítica da educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(3), 455–480. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.9620