O caso ClimAdaPT.Local

Capacitação e ação climática em Portugal

Autores

  • Joao Guerra Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
  • Luísa Schmidt Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
  • Gil Penha Lopes Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12478

Palavras-chave:

Alterações Climáticas, Portugal, Municípios, Adaptação, Sustentabilidade

Resumo

Resumo

Numa época em que as alterações climáticas ganharam relevância e causaram níveis de apreensão social sem precedentes, o objetivo do projeto ClimAdaPT.Local valorizou a integração da dimensão climática nos processos municipais de planeamento. Com base num inquérito por questionário aplicado em três rondas consecutivas, este artigo centra-se nas respostas de um grupo de técnicos municipais que, em conjunto com a equipa promotora do projeto, desenvolveu Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas. Com foco principal na evolução dos respondentes, no que diz respeito à aquisição de conhecimentos e à mobilização e capacitação ao longo do desenvolvimento do projeto, as principais conclusões serão aqui apresentadas.

Abstract

In an era where climate change gained relevance and caused the highest levels of social awareness, the main objective of ClimAdaPT.Local project valued the integration of the climate dimension in municipal planning processes. Based on a questionnaire survey applied in three consecutive rounds throughout the project, this article focuses on the responses of a group of municipal officers who, together with the ClimAdaPT.Local team, developed Municipal Strategies for Adaptation to Climate Change. With the focus on the respondents' evolution concerning acquisition of knowledge, mobilization and awareness, and capacity building throughout the project, the main conclusions will be presented here.

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Guerra, J., Schmidt, L., & Penha-Lopes, G. (2021). O caso ClimAdaPT.Local: Capacitação e ação climática em Portugal. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(3), 9–30. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12478

Edição

Seção

Dossiê: Fenômenos ambientais costeiros em tempos de mudanças ambientais globais