Educação ambiental e sustentabilidade para problemas socioambientais em ambientes costeiros – uma contribuição para o Farol de Santa Marta, Laguna, SC.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12245

Palavras-chave:

Comunidade tradicional pesqueira, educação ambiental, sustentabilidade, ambiente costeiro.

Resumo

Nas regiões costeiras encontra-se uma diversidade de grupos humanos que vivem em contextos socioambientais singulares. Estes remetem para demandas de estudos e pesquisas inerentes a sua cultura, às questões socioeconômicas, à sociobiodiversidade e o desenvolvimento. No sul de Santa Catarina, encontra-se a população tradicional do Farol de Santa Marta que enfrenta um conjunto de realidades e transformações complexas. A partir de uma incursão cientifica, o presente artigo oferece uma contribuição para a formulação de ações educativas ambientais visando à sustentabilidade de seus modos de vida e por extensão a melhoria da qualidade do ambiente local, sugerindo elementos teóricos e práticos que, respectivamente, subsidiem estudos futuros.

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Biografia do Autor

Thoy Mordardo Damiani Becker, UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense/ CAPES

Thoy Mondardo Damiani Beker Bióloga, Doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Docente, Pesquisadora pela Capes do Laboratório de Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente (LABSDMA). E-mail: thoybio@hotmail.com

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Becker, T. M. D. (2021). Educação ambiental e sustentabilidade para problemas socioambientais em ambientes costeiros – uma contribuição para o Farol de Santa Marta, Laguna, SC. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(3), 115–139. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12245

Edição

Seção

Dossiê: Fenômenos ambientais costeiros em tempos de mudanças ambientais globais