Comparação entre o conhecimento sobre sífilis entre alunos da rede pública e privada em escolas do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/vittalle.v35i1.14996Palabras clave:
Sífilis, infecção sexualmente transmissível, estudantes, escolas, adolescentesResumen
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, que acomete praticamente todos os sistemas e órgãos, sendo ainda, causa de muitos problemas na rede pública de saúde. Neste estudo analisou-se o conhecimento básico sobre sífilis de alunos do último ano escolar de quatro instituições de uma cidade do sul do Brasil. Os resultados foram obtidos através da aplicação de um questionário com onze perguntas objetivas e uma questão discursiva sobre sífilis. Os diretores escolares, pais de alunos menores de idade e alunos maiores de idade assinaram a um termo de consentimento livre e esclarecido. Dentro da amostra, os alunos de escolas particulares tiveram uma média de conhecimento maior quando comparados aos alunos de escolas públicas. Concluiu-se que o nível de conhecimento da amostra encontra-se semelhante ou superior ao de alunos que foram analisados em outros estudos, incluindo artigos internacionais que foram usados como comparação a este estudo. Portanto, em suma, os estudantes precisam de maior incentivo educacional neste tema, já que apresentam certas deficiências de conhecimentos básicos que podem os expor a maiores riscos para contração da doença.