EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Saúde escolar, Promoção da saúde, Educação em saúdeResumo
O ambiente escolar é o lugar ideal para se desenvolverem programas de educação para a saúde, pois exerce grande influência sobre seus alunos nas etapas formativas e mais importantes de suas vidas. Neste sentido, os Anos Iniciais da Educação Básica se apresentam como uma etapa fundamental da escolarização para serem explorados os assuntos relacionados ao tema transversal da saúde. No presente trabalho, são relatadas intervenções que objetivaram promover a saúde numa perspectiva global e contextualizadora. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2012, em três escolas do município de Uruguaiana/RS que obtiveram baixo rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Em cada uma das 25 turmas participantes foram realizados 5 encontros com objetivos diferenciados. Participaram dos encontros aproximadamente 360 alunos e os mesmos oportunizaram a participação ativa dos estudantes, a contextualização, atividades práticas e lúdicas, discussões, a construção coletiva do conhecimento e a interação entre colegas e mediadores. Espera-se que as intervenções tenham potencializado os conhecimentos dos alunos e contribuído para reflexões sobre as condutas e hábitos de vida, conduzindo a mudanças/escolhas positivas, a multiplicação das ações e a propagação das aprendizagens para a realidade na qual estão inseridos.Downloads
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Publicado
2016-08-15
Como Citar
Santos, M. E. T. dos, & Folmer, V. (2016). EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 25(1), 45–53. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6019
Edição
Seção
Artigos