Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i2.10882

Palabras clave:

Treinamento, desenvolvimento, gestão em saúde, liderança

Resumen

As instituições buscam, atualmente, estratégias e novas maneiras de estimular e amadurecer o pensamento crítico-reflexivo dos gestores sobre aprendizagem e gerenciamento de conflitos, visando fortalecer trabalho em equipe, análise e resolução de problemas relacionados à liderança. Este trabalho, trata-se do relato de experiência de um treinamento realizado com gestores, dentro de um Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) em um Hospital Universitário (HU) do nordeste brasileiro. Nesse contexto, o estudo teve como propósito apresentar pontos importantes como temas, atividades, desafios e benefícios, percorridas as etapas do treinamento. Nesse ínterim, foram utilizadas ferramentas como Matriz SWOT, 5W2H e SIPOC, instrumentos que auxiliaram na identificação e descrição dos processos de trabalho dos profissionais, assim como inclinaram o olhar para as práticas cotidianas, o pensamento estratégico e o foco em resultados, contribuindo para discussões sob o prisma da liderança. Após a experiência de aprendizagem vivenciada, examinou-se, por meio da avaliação de reação, aspectos concernentes ao atendimento das expectativas, nível de obtenção de novos conhecimentos e aplicabilidade do conteúdo à realidade profissional. A pesquisa evidenciou que, 88% dos participantes apontaram que o treinamento atingiu totalmente as expectativas, tendo ainda 12% da percepção como alcance parcial. O questionamento sobre a obtenção de novos conhecimentos atingiu 97% das respostas para os níveis bom ou ótimo, desses, sendo 61% indicação de grau máximo quanto à retenção do aprendizado. Por fim, para a aplicação do conteúdo à realidade profissional 74% dos participantes indicaram nível máximo e, somando-se os níveis bom e ótimo se tem um total de 96% dos resultados nesse item. Assim sendo, a ação configurou-se como subsídio para aculturar os processos de gestão de pessoas, favorecendo a atuação dos líderes e revelando a importância da realização do PDL.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Fonseca do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atua na área de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Mestrando em Gestão e Inovação em Saúde com formação em Administração e Gestão Pública. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Especialização em Liderança e Coaching.

Erivaldo da Silva Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gestão de Pessoas

Publicado

2020-11-09

Cómo citar

Nascimento, D. F. do, & Santos, E. da S. (2020). Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 32(2), 162–172. https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i2.10882