Formação de profissionais para a participação na gestão de desastres e emergências em saúde

Autores

  • Regina Rigatto Witt Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Porto Alegre/RS, Brasil
  • Elaine Silva Miranda Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-6204-5023
  • Mauro Kruter Kotlhar Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-4951-2763
  • Laura Lucas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cindy Klagenber g da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Amanda Vek Vitorino Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sabrina Lacerda da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2182-9622
  • Andrea Gonçalves Gonçalves Bandeira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-0794-8027
  • Carla Daiane Silva Rodrigues Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul
  • Potiguara de Oliveira Paz Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-2944-7001
  • Natalia Silva Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcio Haubert da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-1338-3560
  • Walnice Jung Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v35i1.15125

Palavras-chave:

Desastres, competência profissional, educação continuada, educação baseada em competências

Resumo

A investigação teve o objetivo de desenvolver e testar um modelo para a formação de profissionais de saúde em gestão de desastres. A metodologia desenvolvida pela Association for Prevention Teaching and Research, adaptada para uso no contexto brasileiro foi utilizada. A pesquisa foi desenvolvida em três fases: (1) busca de referenciais e seleção de competências em bibliografia nas bases de dados MEDLINE via PubMed, Google Scholar, Lilacs e Scielo em Português, Espanhol e Inglês; (2) desenvolvimento de módulos de educação a partir de objetivos educacionais que nortearam a escolha dos conteúdos; (3) aplicação a um grupo de estudantes da área da saúde de uma Universidade do Sul do Brasil e avaliação da aprendizagem por meio de pré e pós-teste. Nos 27 referenciais identificados foram selecionadas 71 competências. Estes foram organizados segundo as habilidades das Diretrizes Curriculares Nacionais. O modelo foi disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem na Plataforma Moodle, sob forma de curso auto instrutivo para estudantes de graduação da área de saúde de julho a setembro de 2020. Na comparação dos resultados do pré e pós-teste houve diferença significativa em todos os módulos. Os estudantes consideraram que o curso atendeu as expectativas, que os conteúdos foram suficientes e que a organização foi adequada para ser assimilada nos currículos. Os resultados obtidos evidenciam que o método adotado se mostrou eficaz, podendo ser aplicado aos estudantes da área da saúde e assimilado nos currículos de Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil e em países cujo idioma seja o português.

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Biografia do Autor

Regina Rigatto Witt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Porto Alegre/RS, Brasil

Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Brasil(2005) Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Brasil

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Witt, R. R., Miranda, E. S., Kotlhar, M. K., da Silva, L. L. ., g da Silva, C. K., Vitorino, A. V., … Jung, W. (2023). Formação de profissionais para a participação na gestão de desastres e emergências em saúde. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 35(1), 32–43. https://doi.org/10.14295/vittalle.v35i1.15125

Edição

Seção

Pesquisa