Formação de profissionais para a participação na gestão de desastres e emergências em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14295/vittalle.v35i1.15125Palavras-chave:
Desastres, competência profissional, educação continuada, educação baseada em competênciasResumo
A investigação teve o objetivo de desenvolver e testar um modelo para a formação de profissionais de saúde em gestão de desastres. A metodologia desenvolvida pela Association for Prevention Teaching and Research, adaptada para uso no contexto brasileiro foi utilizada. A pesquisa foi desenvolvida em três fases: (1) busca de referenciais e seleção de competências em bibliografia nas bases de dados MEDLINE via PubMed, Google Scholar, Lilacs e Scielo em Português, Espanhol e Inglês; (2) desenvolvimento de módulos de educação a partir de objetivos educacionais que nortearam a escolha dos conteúdos; (3) aplicação a um grupo de estudantes da área da saúde de uma Universidade do Sul do Brasil e avaliação da aprendizagem por meio de pré e pós-teste. Nos 27 referenciais identificados foram selecionadas 71 competências. Estes foram organizados segundo as habilidades das Diretrizes Curriculares Nacionais. O modelo foi disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem na Plataforma Moodle, sob forma de curso auto instrutivo para estudantes de graduação da área de saúde de julho a setembro de 2020. Na comparação dos resultados do pré e pós-teste houve diferença significativa em todos os módulos. Os estudantes consideraram que o curso atendeu as expectativas, que os conteúdos foram suficientes e que a organização foi adequada para ser assimilada nos currículos. Os resultados obtidos evidenciam que o método adotado se mostrou eficaz, podendo ser aplicado aos estudantes da área da saúde e assimilado nos currículos de Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil e em países cujo idioma seja o português.