Ações de enfermagem em cuidado paliativo: conhecimento dos estudantes de graduação
DOI:
https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8648Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Bacharelado em Enfermagem, Equipe de Enfermagem, Enfermagem, Cuidado Paliativo.Resumo
Objetivou-se identificar o conhecimento do estudante sobre as ações do enfermeiro no desenvolvimento dos cuidados paliativos. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa onde foi aplicado roteiro de entrevista entre estudantes de um curso de graduação em enfermagem do interior de Pernambuco. As entrevistas foram gravadas e realizadas mediante consentimento formal do sujeito de pesquisa e autorização do comitê de ética na pesquisa. A partir dos relatos foram encontradas a seguintes categorias de análise: Papel do enfermeiro como essencial no processo do cuidado na finitude; Esclarecer e comunicar-se com o paciente em processo de finitude; Trabalhar em equipe multiprofissional; Realizar um cuidado integral e continuado. Observou-se que os 11 estudantes entrevistados apresentam compreensão satisfatória do papel do profissional enfermeiro destacando uma prática pautada nos ideais de humanização, comunicação, parceria com outros profissionais e no cuidado integral e continuado. O perfil de formação que oportuniza a vivência no referencial de cuidados paliativos possibilita maior entendimento sobre a modalidade de atenção e leva o acadêmico a desenvolver novas frentes de atenção na oferta de experiências de cuidado mais satisfatórias para o paciente e familiares.Downloads
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Publicado
2019-08-01
Como Citar
Lopes Oliveira, D. A., Albuquerque, N. L. A., Ramos, M. E. C., Camboim Catão, R., & Santos, N. do N. (2019). Ações de enfermagem em cuidado paliativo: conhecimento dos estudantes de graduação. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 31(1), 36–43. https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8648
Edição
Seção
Pesquisa