Ações de enfermagem em cuidado paliativo: conhecimento dos estudantes de graduação

Diego Augusto Lopes Oliveira, Nayale Lucinda Andrade Albuquerque, Maria Eduarda Carneiro Ramos, Rafaela Camboim Catão, Natalia do Nascimento Santos

Resumo


Objetivou-se identificar o conhecimento do estudante sobre as ações do enfermeiro no desenvolvimento dos cuidados paliativos. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa onde foi aplicado roteiro de entrevista entre estudantes de um curso de graduação em enfermagem do interior de Pernambuco. As entrevistas foram gravadas e realizadas mediante consentimento formal do sujeito de pesquisa e autorização do comitê de ética na pesquisa. A partir dos relatos foram encontradas a seguintes categorias de análise: Papel do enfermeiro como essencial no processo do cuidado na finitude; Esclarecer e comunicar-se com o paciente em processo de finitude; Trabalhar em equipe multiprofissional; Realizar um cuidado integral e continuado. Observou-se que os 11 estudantes entrevistados apresentam compreensão satisfatória do papel do profissional enfermeiro destacando uma prática pautada nos ideais de humanização, comunicação, parceria com outros profissionais e no cuidado integral e continuado. O perfil de formação que oportuniza a vivência no referencial de cuidados paliativos possibilita maior entendimento sobre a modalidade de atenção e leva o acadêmico a desenvolver novas frentes de atenção na oferta de experiências de cuidado mais satisfatórias para o paciente e familiares.

Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Bacharelado em Enfermagem; Equipe de Enfermagem; Enfermagem; Cuidado Paliativo.

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DOI: https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8648

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