Ações de enfermagem em cuidado paliativo: conhecimento dos estudantes de graduação

Autores

  • Diego Augusto Lopes Oliveira Mestre em Enfermagem pelo programa Associado de Pós Graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Docente do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. http://orcid.org/0000-0003-1754-7275
  • Nayale Lucinda Andrade Albuquerque Curso de Graduação em Enfermagem, Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA), Caruaru, PE, Brasil
  • Maria Eduarda Carneiro Ramos
  • Rafaela Camboim Catão
  • Natalia do Nascimento Santos

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8648

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Bacharelado em Enfermagem, Equipe de Enfermagem, Enfermagem, Cuidado Paliativo.

Resumo

Objetivou-se identificar o conhecimento do estudante sobre as ações do enfermeiro no desenvolvimento dos cuidados paliativos. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa onde foi aplicado roteiro de entrevista entre estudantes de um curso de graduação em enfermagem do interior de Pernambuco. As entrevistas foram gravadas e realizadas mediante consentimento formal do sujeito de pesquisa e autorização do comitê de ética na pesquisa. A partir dos relatos foram encontradas a seguintes categorias de análise: Papel do enfermeiro como essencial no processo do cuidado na finitude; Esclarecer e comunicar-se com o paciente em processo de finitude; Trabalhar em equipe multiprofissional; Realizar um cuidado integral e continuado. Observou-se que os 11 estudantes entrevistados apresentam compreensão satisfatória do papel do profissional enfermeiro destacando uma prática pautada nos ideais de humanização, comunicação, parceria com outros profissionais e no cuidado integral e continuado. O perfil de formação que oportuniza a vivência no referencial de cuidados paliativos possibilita maior entendimento sobre a modalidade de atenção e leva o acadêmico a desenvolver novas frentes de atenção na oferta de experiências de cuidado mais satisfatórias para o paciente e familiares.

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Biografia do Autor

Diego Augusto Lopes Oliveira, Mestre em Enfermagem pelo programa Associado de Pós Graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Docente do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA.

Graduação em Enfermagem (2007), Especialização Multiprofissional em Oncologia (2008), Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva (2013), Especialização em Gestão Integrada da Qualidade e Segurança do Paciente (2018) e Mestrado em Enfermagem (2019) .Tem experiência Assistencial e Gerencial em Enfermagem com ênfase no Ensino de Nível Técnico, de Graduação e Pós-Graduação. Experiência no Desenvolvimento de Ações integradas para Assistência multiprofissional na promoção, prevenção e reabilitação em saúde, Gestão da Qualidade e Segurança do paciente em Instituições Hospitalares e Operadoras de Plano de saúde. Atua como Docente dos cursos de Graduação (Enfermagem, Saúde Coletiva e Educação Física) e Pós Graduação (Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Residência Multiprofissional na Atenção ao Câncer e cuidados Paliativos) do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA). É membro relator do Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) e Parecerista do Comitê científico na mesma instituição. Possui como áreas de interesse: Enfermagem, Ensino em Enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Neoplasia das Mamas, Autocuidado, Quimioterapia, Educação em Saúde, Segurança do Paciente, Saúde Suplementar e Gestão Integrada da Qualidade em Saúde.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Lopes Oliveira, D. A., Albuquerque, N. L. A., Ramos, M. E. C., Camboim Catão, R., & Santos, N. do N. (2019). Ações de enfermagem em cuidado paliativo: conhecimento dos estudantes de graduação. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 31(1), 36–43. https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8648

Edição

Seção

Pesquisa