Cuidados de enfermagem ao paciente oncológico portador de cateter totalmente implantado

Autores

  • Diego Augusto Lopes Oliveira Mestrando do Programa Unificado de Pós Graduação Strictu senso em Enfermagem UPE/UEPB. Docente do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. http://orcid.org/0000-0001-9137-0063
  • Rodrigo de Almeida Fontes
  • Maria Betânia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8684

Palavras-chave:

Cateteres de demora, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Enfermagem.

Resumo

Os avanços tecnológicos propiciam muitos benefícios na terapia endovenosa com o uso do cateter venoso central totalmente implantado, estes exigem dos profissionais de enfermagem uma apropriação de conhecimento e capacitação especifica para a sua utilização envolvendo diversos saberes para oferta de um cuidado centrado nas necessidades do paciente. Nesse sentido objetivou-se, com este estudo, identificar os cuidados de enfermagem, prestados pelo enfermeiro, com o cateter venoso central totalmente implantado, em pacientes oncológicos. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A coleta dos dados utilizou checklist elaborado pelos autores e foi aplicado junto a vinte enfermeiros em um Centro de Oncologia de um hospital universitário da cidade do Recife-PE nos meses de setembro e outubro de 2017. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética na pesquisa da referida instituição. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e análise fatorial. O perfil da amostra era do sexo feminino (100%), na faixa etária de 25 a 36 anos (40%), com mais de 10 anos de formação (75%) e especialização na área de oncologia (60%). Nas respostas do checklist observou-se que as profissionais conheciam os aspectos relacionados a prevenção de infecção, tipo de agulha para punção e cuidados após punção do dispositivo. Os profissionais não utilizam o processo de enfermagem como metodologia orientadora. Entende-se que os profissionais apresentam conhecimento satisfatório sobre os cuidados com o dispositivo necessitando de treinamento/orientação especificas para normatização e oferta de maior segurança e qualidade em seu cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Augusto Lopes Oliveira, Mestrando do Programa Unificado de Pós Graduação Strictu senso em Enfermagem UPE/UEPB. Docente do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA.

Graduação em Enfermagem pela Autarquia Educacional do Belo Jardim (2007), Especialização em Oncologia pelo Centro Universitário Uninter (2008), Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva pelo Grupo CEFAPP (2013), Mestrando em Enfermagem pelo Programa Associado UPE/UEPB. Tem experiência Assistencial e Gerencial em Enfermagem com ênfase no Ensino de Nível Técnico, de Graduação e Pós-Graduação. Experiência no Desenvolvimento de Ações de Gestão da Qualidade e Segurança do paciente em Instituições Hospitalares, Operadoras de Plano de saúde, Clinicas e Laboratórios de Análises Clínicas. Possui como áreas de interesse: Enfermagem Oncológica, Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança do Paciente, Acreditação Hospitalar e Planejamento Estratégico em Saúde.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Lopes Oliveira, D. A., Fontes, R. de A., & da Silva, M. B. (2019). Cuidados de enfermagem ao paciente oncológico portador de cateter totalmente implantado. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 31(1), 52–60. https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8684

Edição

Seção

Pesquisa