Aproximação ao cuidado da criança com diabetes mellitus tipo 1: um relato de experiência
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus tipo 1, Educação em Saúde, Saúde da CriançaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aproximação ao cuidado do diabetes mellitus (DM) na criança e na família, utilizando as reflexões teóricas de educação em saúde. Para compreender a rede complexa do processo de adoecimento torna-se relevante buscar subsídios nos referenciais de educação e saúde e promoção da saúde. Esses referenciais superam a conceituação biomédica de saúde e abrangem objetivos mais amplos, uma vez que a saúde deixa de ser apenas a ausência de doenças para ser uma fonte de vida. Nessa direção, tem-se como objetivo relatar as experiências de educação em saúde a partir da aproximação ao cuidado de uma criança com DM e sua família. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas quatro visitas domiciliares e a coleta dos dados ocorreu por meio do histórico da família. Em seguida, foram realizadas atividades lúdicas e de educação em saúde sobre o diabetes e a qualidade de vida do sujeito e de sua família. Ao final, observou-se que ações de educação em saúde configuram-se como um mecanismo importante na abordagem das doenças crônicas, podendo ser importante instrumento para o desenvolvimento da autonomia individual, da capacidade critica, da autogestão da saúde e dos modos de vida.Downloads
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Publicado
2015-07-06
Como Citar
Rosseto, M., Maia, K. S., Hirt, L., & Resta, D. G. (2015). Aproximação ao cuidado da criança com diabetes mellitus tipo 1: um relato de experiência. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 24(2), 11–16. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/5126
Edição
Seção
Artigos