CONCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL REALIZADO PELA ENFERMEIRA NA ÓPTICA DAS USUÁRIAS

Autores

  • Adriane Fogaça Pilz
  • Vera Elenei da Costa Somavilla

Palavras-chave:

Cuidado Pré-natal, Cuidados de enfermagem, Saúde da Mulher

Resumo

O artigo apresenta resultados do estudo que teve como objetivo refletir sobre a visão das usuárias do sistema público em relação à assistência pré-natal realizada pela enfermeira. A questão norteadora para produção dos dados esteve alicerçada pelo questionamento de quais conhecimentos as gestante tem da assistência pré-natal? Os dados foram produzidos a partir da realização de entrevista com 29 gestantes das dez Estratégias de Saúde da Família de um município da região central do Rio Grande do Sul. A análise ocorreu a partir de mapas de associação de ideias na perspectiva dos estudos culturais e construcionistas. Estes apontam que mesmo preconizado pelo Ministério da Saúde que as enfermeiras façam o pré-natal de baixo risco, no município estudado, elas efetivamente ainda não realizam esta prática. Esta vivência oportunizou observações que vão de encontro com os relatos das gestantes, ou seja, a enfermeira na sua atuação no pré-natal passa quase despercebida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Fogaça Pilz

Possui pós graduação em Gestão em Saúde pela ENSP/EAD/FIOCRUZ-RJ (2015); pós-graduação em Auditoria em Saúde pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicada - FACISA (2014). Graduação em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2011)

Vera Elenei da Costa Somavilla

Graduada em Enfermagem e Obsterícia e Licenciada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1994), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2001). Doutora em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora nos cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina na Universidade de Santa Cruz do Sul, Coordenadora Técnica da área de Enfermagem do Serviço Integrado de Saúde – SIS – UNISC. Com experiência na área de Saúde Pública e Saúde da Mulher.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

Pilz, A. F., & Somavilla, V. E. da C. (2016). CONCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL REALIZADO PELA ENFERMEIRA NA ÓPTICA DAS USUÁRIAS. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 27(1), 20–29. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6081

Edição

Seção

Artigos