REFLEXÕES ACERCA DAS VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Serviços de saúde mental, Enfermagem, EstudantesResumo
Este estudo teve como objetivo relatar a experiência de acadêmicos do curso de enfermagem, desenvolvida ao longo do estágio curricular supervisionado em um ambulatório de saúde mental, em 2008, no município do Rio Grande/RS. A reflexão está embasada na política de saúde mental, na qual se apresentou o trabalho desenvolvido pelo enfermeiro no serviço. As atividades realizadas no ambulatório tiveram como meta principal o rompimento do ciclo pedagógico, histórico e político na área da saúde, o qual valoriza, prioritariamente, desde longa data, a formação profissional do(a) enfermeiro(a) no ambiente hospitalar. Outro fator relevante em nossa escolha foi a possibilidade de darmos continuidade a luta para incluir e tornar evidente a importância da formação do(a) enfermeiro(a) a partir das necessidades dos usuários que apresentam sofrimento psíquico, tendo como base as políticas públicas de saúde mental. Conclui-se que, a partir da experiência vivenciada, devido à atuação direta na prática, com diferentes profissionais e seguindo os princípios que dão suporte a um novo fazer em saúde mental, o cuidado passou a incluir a compreensão do sofredor psíquico como um sujeito histórico, que tem uma identidade, desejos, aspirações, com plenas possibilidades de participar ativamente na conquista de seus direitos, exercendo, dessa forma, sua cidadania.Downloads
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Publicado
2014-06-15
Como Citar
Silva, P. A. da, Medeiros, G. L., Menezes, F. L., Ribeiro, J. P., & Luz, G. dos S. (2014). REFLEXÕES ACERCA DAS VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 23(2), 11–18. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/4510
Edição
Seção
Artigos