UM PROCESSO AVALIATIVO CONSTRUÍDO EM PARCERIA COM DISCENTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Rosemary Silva da Silveira FURG
  • Valéria Lerch Lunardi FURG
  • Wilson Danilo Lunardi Filho FURG
  • Denize Bouttelet Munar Universidade Federal de Goiás
  • Liziani Iturriet Ávila FURG
  • Juliana Teixeira da Silveira NEPES

Palavras-chave:

Enfermagem, Avaliação, Educação

Resumo

Tem-se como objetivo socializar uma proposta de processo avaliativo implementado em parceria com docentes e discentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, numa relação de horizontalidade e reciprocidade, focada não apenas no desenvolvimento de habilidades técnicas, mas, também nas habilidades humanas e interacionais necessárias ao exercício profissional da enfermagem. Este processo inspirado em pressupostos filosóficos que ancoram a postura dos docentes e na proposta metodológica de Paulo Freire teve início em 2000, constituindo-se de socialização da proposta, auto-avaliação dos acadêmicos, a avaliação do discente e a avaliação do docente como espaço para o aprendizado de habilidades interacionais. O processo avaliativo constitui-se numa oportunidade de ação-reflexão-ação, através da qual discentes e docentes aprendem sobre si mesmos e sobre a realidade do processo ensino-aprendizagem, no ato próprio de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary Silva da Silveira, FURG

Enfermeira, Professora da Escola e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEnf - FURG, Especialista em Administração de Serviços de Enfermagem, Mestre em Assistência de Enfermagem. Doutora em Enfermagem da UFSC. Rua Lino Neves, 677 - Bairro Salgado Filho – Rio Grande/RS, Brasil, Fone: (53) 3232 1740. E-mail:

Valéria Lerch Lunardi, FURG

Enfermeira, Professora da Escola e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Mestre em Educação, Doutora em Enfermagem, Pesquisadora do CNPq, Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem/Saúde – NEPES. Brasil.

Wilson Danilo Lunardi Filho, FURG

Enfermeiro, Professor da Escola e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Mestre em Educação, Doutor em Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem/Saúde – NEPES.

Denize Bouttelet Munar, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Membro Titular da Sociedade de Psicoterapia, Psicodrama e Dinâmica de Grupo – SOBRAP/Goiás. Brasil.

Liziani Iturriet Ávila, FURG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do PPGEnf – FURG. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem/Saúde – NEPES. Brasil.

Juliana Teixeira da Silveira, NEPES

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem/Saúde – NEPES. Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Silveira, R. S. da, Lunardi, V. L., Lunardi Filho, W. D., Munar, D. B., Ávila, L. I., & Silveira, J. T. da. (2016). UM PROCESSO AVALIATIVO CONSTRUÍDO EM PARCERIA COM DISCENTES DE ENFERMAGEM. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 25(2), 11–19. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6023

Edição

Seção

Artigos