Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i2.10882

Palavras-chave:

Treinamento, desenvolvimento, gestão em saúde, liderança

Resumo

As instituições buscam, atualmente, estratégias e novas maneiras de estimular e amadurecer o pensamento crítico-reflexivo dos gestores sobre aprendizagem e gerenciamento de conflitos, visando fortalecer trabalho em equipe, análise e resolução de problemas relacionados à liderança. Este trabalho, trata-se do relato de experiência de um treinamento realizado com gestores, dentro de um Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) em um Hospital Universitário (HU) do nordeste brasileiro. Nesse contexto, o estudo teve como propósito apresentar pontos importantes como temas, atividades, desafios e benefícios, percorridas as etapas do treinamento. Nesse ínterim, foram utilizadas ferramentas como Matriz SWOT, 5W2H e SIPOC, instrumentos que auxiliaram na identificação e descrição dos processos de trabalho dos profissionais, assim como inclinaram o olhar para as práticas cotidianas, o pensamento estratégico e o foco em resultados, contribuindo para discussões sob o prisma da liderança. Após a experiência de aprendizagem vivenciada, examinou-se, por meio da avaliação de reação, aspectos concernentes ao atendimento das expectativas, nível de obtenção de novos conhecimentos e aplicabilidade do conteúdo à realidade profissional. A pesquisa evidenciou que, 88% dos participantes apontaram que o treinamento atingiu totalmente as expectativas, tendo ainda 12% da percepção como alcance parcial. O questionamento sobre a obtenção de novos conhecimentos atingiu 97% das respostas para os níveis bom ou ótimo, desses, sendo 61% indicação de grau máximo quanto à retenção do aprendizado. Por fim, para a aplicação do conteúdo à realidade profissional 74% dos participantes indicaram nível máximo e, somando-se os níveis bom e ótimo se tem um total de 96% dos resultados nesse item. Assim sendo, a ação configurou-se como subsídio para aculturar os processos de gestão de pessoas, favorecendo a atuação dos líderes e revelando a importância da realização do PDL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Fonseca do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atua na área de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Mestrando em Gestão e Inovação em Saúde com formação em Administração e Gestão Pública. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Especialização em Liderança e Coaching.

Erivaldo da Silva Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gestão de Pessoas

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Nascimento, D. F. do, & Santos, E. da S. (2020). Desenvolvimento de lideranças em um hospital universitário: um relato de experiência. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 32(2), 162–172. https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i2.10882