Resposta do efeito esteira as diferentes configurãoes de Conversores de correntes marítimas

Autores

  • Bruno de Castro Pezzato Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Oceanografia, Avenida Itália, km 8, CP. 474, Rio Grande, RS, Brasil ,
  • Eduardo de Paula Kirinus Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Oceanografia, Avenida Itália, km 8, CP. 474, Rio Grande, RS, Brasil.
  • William Correa Marques Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Matemática, Estatística e Física, Avenida Itália, km 8, CP. 474, Rio Grande, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Correntes costeiras, Energias renováveis, Sítios de conversão

Resumo

A falta de energia é um dos grandes problemas da humanidade na atualidade, sendo ocasionada pelo aumento da população e consequente aumento do consumo, além disto, a maior parte desta energia é proveniente de combustíveis fósseis. Assim a busca e desenvolvimento de energias renováveis são vitais tanto para auxiliar a deficit existente entre consumo e produção quanto para promover processos que diminuam a emissão de dióxido de carbono (CO2). Uma fonte de energia renovável e limpa é a proveniente de corrente marítimas, mas que ainda apresenta um alto custo de implantação devido principalmente à falta de pesquisas e do investimento em tecnologias. Esse estudo, utilizando a modelagem numérica através do modelo hidrodinâmico TELEMAC3D, acoplado com um módulo de conversão de energia que vem sendo desenvolvido na FURG, tem por finalidade analisar a influência da turbulência sobre diferentes geometrias de um sítio de geração de energia elétrica a partir de correntes. A análise demonstrou que a turbulência gerada pelas turbinas que incidem sobre as turbinas adjacentes, em uma geometria de aproximadamente 45° em relação à linha de costa, na região escolhida para o estudo com um sítio composto por 10 turbinas, não prejudica de forma significativa o rendimento final do sítio de conversão de energia. Desta forma, os resultados sugerem que esta configuração para o sítio de turbinas sendo aplicada a um estudo de mais longo período tende a fornecer uma maior quantidade de energia convertida ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Pezzato, B. de C., Kirinus, E. de P., & Marques, W. C. (2016). Resposta do efeito esteira as diferentes configurãoes de Conversores de correntes marítimas. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 26(1), 35–48. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6503

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.