Simulação de ondas oceânicas na costa Sul-Sudeste brasileira para análise do potencial energético

Autores

  • Phelype Haron Oleinik Escola de Engenharia – FURG. Graduando em Engenharia Civil Costeira e Portuária.
  • Wiliam Correa Marques Instituto de Matemática Estatística e Física – FURG. Doutor em Oceanografia Física, Química e Geológica.
  • Eduardo de Paula Kirinus Instituto de Oceanografia – FURG. Mestre em Modelagem Computacional.

Palavras-chave:

Conversão de Energia de Ondas, Modelo matemático, Tomawac

Resumo

Com o desenvolvimento tecnológico e o aumento da população mundial existe grande demanda de energia que pode ser suprida de forma renovável. Uma forma de transformação desta forma de energia é pela conversão da energia cinética das ondas oceânicas em energia elétrica. Para obter um bom retorno da implantação destes conversores de energia se faz necessário a utilização de modelos numéricos, que simulam o estado do mar e permitam a obtenção da previsão do potencial energético. No presente trabalho o modelo TOMAWAC foi utilizado para simular ondas na plataforma continental Sul-Sudeste brasileira, que foram avaliadas em busca de locais de alto potencial energético. A simulação foi realizada entre janeiro e dezembro de 2006 e os resultados indicam que na região costeira valores médios de 1,25 m de altura de onda podem ser observados. O período médio das ondas varia entre 7,5 e 9 s para toda a região e a direção média indica a dominância de ondas que vem de sudeste alcançando a zona costeira. A região costeira mostra valores médios para o potencial energético entre 10 e 20 kW/m e os maiores valores médios são observados na Bacia de Santos, alcançando 25 kW/m nas proximidades de Ilhabela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Oleinik, P. H., Marques, W. C., & Kirinus, E. de P. (2016). Simulação de ondas oceânicas na costa Sul-Sudeste brasileira para análise do potencial energético. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 26(2), 39–50. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6514

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.