ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11647Palavras-chave:
Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, Problem-Based Learning, Ensino em Contabilidade.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por discentes de Ciências Contábeis através do Problem-Based Learning (PBL), como uma proposta de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, os discentes listaram algumas dificuldades encontradas quanto à aplicação do método, como a falta de clareza nas etapas, estrutura física, tempo de aplicação, falta de colaboração dos membros, reconhecimento de diferentes pontos de vista e aversão ao método.