ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING

Autores

  • Fabiana kelly da Silva Amorim Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Caritsa Scartaty Moreira Universidade Federal da Paraíba
  • Jocykleber Meireles de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-9726-1183

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11647

Palavras-chave:

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, Problem-Based Learning, Ensino em Contabilidade.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas por discentes de Ciências Contábeis através do Problem-Based Learning (PBL), como uma proposta de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Auditoria e Perícia Contábil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para tanto, a unidade de análise foi composta por 68 alunos matriculados nas disciplinas de Auditoria I, Auditoria II e Perícia Contábil que tinham por base o método tradicional de ensino. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da estatística descritiva para as perguntas fechadas, e da análise de conteúdo para as respostas discursivas. Os principais resultados evidenciaram que a aplicação do PBL proporciona conhecimentos, sejam novos ou derivados de outras disciplinas já estudadas durante o curso. Quanto às habilidades listadas pelos discentes, destacam-se a solução de problemas, a comunicação e o trabalho em equipe. Já em relação às atitudes, destacaram a colaboração e o interesse na execução das tarefas. Entretanto, os discentes listaram algumas dificuldades encontradas quanto à aplicação do método, como a falta de clareza nas etapas, estrutura física, tempo de aplicação, falta de colaboração dos membros, reconhecimento de diferentes pontos de vista e aversão ao método.

Downloads

Biografia do Autor

Fabiana kelly da Silva Amorim, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Caritsa Scartaty Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba.

Jocykleber Meireles de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Amorim, F. kelly da S., Moreira, C. S., & Souza, J. M. de. (2020). ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRAS POR DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ATRAVÉS DO PROBLEM-BASED LEARNING. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(1), 103–112. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11647