NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DE PERNAMBUCO A CERCA DA NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IFRS 16

Autores

  • Raimundo Nonato Lima Filho Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Maylane Alves da Silva Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-12445

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o nível de conhecimento e aplicação da IFRS 16 pelos profissionais contábeis de Pernambuco. Para atingir o objetivo da pesquisa, utilizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem do problema classificado como quantitativa, utilizando, como procedimento de coleta de dados, o survey. Através dos dados obtidos, analisaram-se as estatísticas descritivas das respostas, teste de normalidade e testes de correlações, permitindo, assim, a comparação de resultados por tipos de grupos como gênero, tempo de formação e tempo de atuação. De acordo com a pesquisa, percebeu-se que os contadores ainda não possuem conhecimento suficiente sobre a referida IFRS e, por isso. houve divergências no entendimento da norma pelos profissionais. Verificou-se ainda que, apesar da maioria dos participantes terem conhecimentos teóricos pertinentes às normas atuais, faz-se necessária a capacitação para colocar os novos procedimentos estabelecidos pelas normas em prática. O estudo contribuiu para identificar que a formação no ensino superior e o tempo de atuação na área contábil não são suficientes para formar o profissional contábil e que a frequente atualização, através da educação continuada e de cursos de atualização, são fundamentais para que os contadores estejam informados pelas mudanças impostas pelas Normas de Contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Lima Filho, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós-Doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF).

Maylane Alves da Silva, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Lima Filho, R. N., & Silva, M. A. da . (2021). NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DE PERNAMBUCO A CERCA DA NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IFRS 16. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(2), 89–103. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-12445