ECONOMIA CIRCULAR E BIOECONOMIA: UM NOVO CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE?

Autores

  • Emília de Oliveira Faria Centro de Desenvolvimento SustentávelUniversidade de Brasilia https://orcid.org/0000-0002-3168-1764
  • Armando de Azevedo Caldeira Pires FT/UnB

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11530

Palavras-chave:

Economia circular, Bioeconomia, Biorrefinaria, Sustentabilidade, Revisão sistemática da literatura

Resumo

Diante do consenso sobre a urgência das questões ambientais e a crescente preocupação sobre a escassez dos recursos naturais, novos modelos de desenvolvimento têm sido propostos. Considerando a contribuição potencial das abordagens de Economia Circular (EC) e Bioeconomia para esse contexto, este estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: como os modelos de EC e Bioeconomia se relacionam na literatura? A partir dessa indagação foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar: (i) como as pesquisas abordam essa relação; (ii) quais são as características desses estudos; (iii) quais os aspectos metodológicos mais recorrentes; (iv) quais são as principais iniciativas e programas existentes; e (v) quais são os principais atores. Este estudo permitiu avançar no conhecimento sobre a EC e a Bioeconomia na medida em que os principais resultados demonstraram o aumento do interesse dos pesquisadores na temática, apontaram para a complementaridade das abordagens a partir da rede de palavras-chave gerada, elencaram as principais iniciativas de EC e Bioeconomia que tem sido norteadoras das ações de diversos países e apontaram para a necessidade de maior cooperação entre a comunidade científica, as empresas privadas, o governo e a sociedade para que se estabeleça uma política ambiental eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília de Oliveira Faria, Centro de Desenvolvimento SustentávelUniversidade de Brasilia

Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável (PPG-CDS). Mestre em Administração pelo PPGA/UnB. Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília.

Armando de Azevedo Caldeira Pires, FT/UnB

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de janeiro, Professor da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

de Oliveira Faria, E. ., & de Azevedo Caldeira Pires, A. (2020). ECONOMIA CIRCULAR E BIOECONOMIA: UM NOVO CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE?. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(1), 79–88. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11530