Educação ambiental corporativa: o caso do marketing “sustentável” do plástico verde da Braskem<br>Corporate Environmental education: the case of Braskem green plastic's "sustainable" marketing<br>Educación ambiental corporativa: el caso del marketing "sostenible" del plástico verde de Braskem

Autores

  • Laziê Laerte da Silva PPGEDU/ULBRA
  • Daniela Ripoll PPGEDU ULBRA
  • Maria Lúcia Castagna Wortmann PPGEDU UFRGS e PPGEDU ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7742

Palavras-chave:

Educação Ambiental Corporativa, Estudos Culturais, Plástico Verde.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise acerca das estratégias de marketing corporativo envolvendo as sacolas plásticas utilizadas por uma grande rede de supermercados gaúcha e produzidas com o “carro-chefe” ambiental da empresa petroquímica brasileira Braskem S. A. – o Plástico Verde. Discute-se a maneira como ele tem sido vendido como uma das possíveis soluções “sustentáveis” para a intensa problemática ambiental vivenciada na contemporaneidade. Parte-se do entendimento de que essas duas corporações se articulam em ações de Educação Ambiental Corporativa com o propósito de formar sujeitos consumidores “verdes” e de posicionar estas empresas como “educadoras ambientais”. This article presents the results of a study of corporate marketing strategies involving plastic bags used by a large supermarket chain from Rio Grande do Sul, made using Brazilian petrochemical company Braskem SA's signature environmental product - Green Plastic. It considers how it is being marketed as one of the possible "sustainable" solutions for the modern world's critical environmental problem. It is founded on the understanding that these two corporations engage in Corporate Environmental Education activities with the purpose of shaping "green" consumers and positioning themselves as "environmental educators". El presente artículo tiene como objetivo la presentación de los resultados de un análisis en materia de estrategias de marketing sobre las bolsas de plástico utilizadas por una gran red de supermercados gaucha y producidas por el "buque insignia" del medio ambiente de la petroquímica brasileña Braskem SA - Plástico verde. Se analiza la forma en que estas se han vendido como una de las posibles soluciones "sostenibles" a los problemas ambientales que hoy en día se están experimentando. Esto es en el entendimiento de que estas dos empresas se organizan en acciones de educación ambiental corporativa con el propósito de formar sujetos consumidores "verde" y posicionar estas empresas como "educadores ambientales".

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Biografia do Autor

Laziê Laerte da Silva, PPGEDU/ULBRA

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário UNISEB - Ribeirão Preto (2014), graduação em Tecnologia em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (2012). Tem experiência na área de Administração - ênfase em Administração Pública. Atualmente é Servidor Técnico Administrativo do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da UFRGS e Mestrando em Educação - Estudos Culturais do PPGEDU ULBRA

Daniela Ripoll, PPGEDU ULBRA

É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com Doutorado Sanduíche pela University of Plymouth (2004). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (2009-2010) e, atualmente, é professora permanente e membro da Comissão Coordenadora do referido Programa. Integrou o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil (2007 a 2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente com Educação; Estudos Culturais; Educação em Ciências e Biologia.

Maria Lúcia Castagna Wortmann, PPGEDU UFRGS e PPGEDU ULBRA

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), tendo realizado doutorado-sanduíche com bolsa CNPq na Université Pierre et Marie Curie (ParisVI). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, e professora pesquisadora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais em educação, estudos culturais, educação em ciência, pedagogias culturais e estudos culturais de ciência

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

da Silva, L. L., Ripoll, D., & Castagna Wortmann, M. L. (2018). Educação ambiental corporativa: o caso do marketing “sustentável” do plástico verde da Braskem<br>Corporate Environmental education: the case of Braskem green plastic’s "sustainable" marketing<br>Educación ambiental corporativa: el caso del marketing "sostenible" del plástico verde de Braskem. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(2), 208–227. https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7742

Edição

Seção

Artigos