Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala local<br>National High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scale<br>Examen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7327

Palavras-chave:

Educação Básica. ENEM. Ensino de Ciências.

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem passado por várias reformulações nos últimos anos e, apesar disso, pode criar obstáculos que comprometem a autonomia docente, a abordagem de temas locais e o ensino. O objetivo do presente estudo é discutir as implicações curriculares do ENEM para o Ensino das Ciências Ambientais em escala local. Foram coletados dados bibliográficos e documentais, sendo analisadas as provas de Ciências Humanas e da Natureza do exame em questão, que comprovaram a pouca abordagem dos temas ambientais. Assim, observa-se que o ENEM raramente aborda questões locais em sua proposta, devendo a escola utilizar de outros instrumentos pedagógicos para melhor efetivação do ensino das Ciências Ambientais, na perspectiva de tentar aproximar os conteúdos estudados à realidade do aluno, unindo assim, teoria e prática. The National High School Examination (ENEM) has undergone several reformulations in recent years and, despite this, may create obstacles that compromise teacher autonomy, approach to local issues and teaching. The objective of the present study is to discuss the curricular implications of ENEM for the Environmental Science Teaching in local scale. Bibliographical and documentary data were collected and the Human and Natural Sciences tests of the exam in question were analyzed, that proved the small approach of the environmental themes. Thus, it is observed the ENEM little addresses local issues in its proposal. The school should use others pedagogical tools to better implement the teaching of Environmental Sciences, in the perspective of trying to approximate the studied contents to the student’s reality, thus uniting theory and practice. El Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM) ha pasado por varias reformulaciones y, a pesar de ello, puede crear obstáculos que se pone en riesgo la autonomía docente, el abordaje de temas locales y la enseñanza. El objetivo de este estudio es discutir las implicaciones curriculares del ENEM para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local. Se recogieron los datos bibliográficos y documentales y se analizaron las pruebas de examen de Ciencias Humanas y Naturales, lo que demostró el poco enfoque de las cuestiones ambientales. Por lo tanto, se observa que el ENEM no aborda cuestiones locales, debiendo la escuela utilizar otras metodologías para desarrollo de la enseñanza de las Ciencias Ambientales, aproximando los contenidos estudiados a la realidad del alumno y uniendo teoría y práctica.

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Biografia do Autor

Luiz Ricardo Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador do Grupo Geoplan (CNPq/UFS).

Jailton de Jesus Costa, Universidade Federal de Sergipe.

Doutor em Geografia. Professor do PROF-CIAMB e do PRODEMA na Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador do Geoplan (CNPq/UFS).

Rosemeri Melo e Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Professora do PPGEO, PPG&CIA e PRODEMA/UFS. Líder do Geoplan (CNPq).

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

Oliveira Santos, L. R., de Jesus Costa, J., & Melo e Souza, R. (2018). Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para o Ensino das Ciências Ambientais em escala local<br>National High School Exam: challenges for Environmental Science Teaching in local scale<br>Examen Nacional de Enseñanza Media: desafíos para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales a escala local. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(1), 4–20. https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7327

Edição

Seção

Artigos